segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Um pouco sobre Azulejos


O termo azulejo designa uma peça de cerâmica de pouca espessura, geralmente, quadrada, em que uma das faces é vidrada, resultado da cozedura de um revestimento geralmente denominado como esmalte, que se torna impermeável e brilhante. Esta face pode ser monocromática ou policromática, lisa ou em relevo. O azulejo é geralmente usado em grande número como elemento associado à arquitetura em revestimento de superfícies interiores ou exteriores ou como elemento decorativo isolado.


Os temas oscilam entre os relatos de episódios históricos, cenas mitológicas, iconografia religiosas e uma extensa gama de elementos decorativos (geométricos, vegetalistas etc) aplicados a paredes, pavimentos e tetos de palácios, jardins, edifícios religiosos (igrejas, conventos), de habitação e públicos.



Com diferentes características entre si, este material tornou-se um elemento de construção divulgado em diferentes países, assumindo-se em Portugal como um importante suporte para a expressão.



O azulejo constitui, pois, uma das expressões mais populares e mais requintadas da arte que se faz em Portugal, representando ele muitas vezes a história e a cultura de um povo ou mesmo da gente de uma simples cidade.






Abaixo, alguns dos inúmeros painéis de azulejos tanto na Estação de "Caminho de Ferro" como em outros pontos da Cidade de Aveiro


























































































































































Veja muito mais sobre azulejos no site http://pt.wikipedia.org/wiki/Azulejo

Nenhum comentário: